
Associação de Artes Circenses dos Açores- 9´Circos
Projetos a decorrer :






PraTi e PraMim
Projeto em parceria com IPSS "Seara do Trigo"
Projeto de circo adaptado a decorrer desde 2017 que tem como principal objetivo ajudar a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora, a confiança e socialização dos jovens de uma maneira divertida.
Este projeto envolve investigar e aprofundar as possibilidades e potencialidades das pessoas com deficiência intelectual, física e sensorial no mundo das artes circenses.
Os exercícios desenhados pelos formadores são adaptados à idade cronológica e às características de cada participante, com atenção individual. Acreditamos firmemente que as técnicas de circo têm benefícios físicos, mentais e psicopedagógicos muito elevados, além de oferecer um contexto de integração.
Acreditamos firmemente que as técnicas de circo têm benefícios físicos, mentais e psicopedagógicos muito elevados, além de oferecer um contexto de integração.
Circo de Mãos Dadas
Projeto em parceria com Câmara de Ribeira Grande; Cais do Remar e ATL da Ribeirinha
Este projeto está assente em dois pontos principais:
-
Potenciar as Artes Circenses nos Açores como mais uma opção artística e cultural na região dirigida a toda a comunidade infantil, juvenil e adulta, sob a simples forma de espetáculo de circo para todos, mas acima de tudo como experimentação de uma atividade artística de elevado prazer lúdico, afetivo e sócio emocional, mas também como proposta de orientação vocacional futura para alguns jovens.
-
Promover as Artes Circenses como uma opção formativa especializada para o desenvolvimento de competências sócio afetivas e aquisição de capacidades úteis para a vida dos jovens, nomeadamente para as suas aprendizagens académicas e comportamentais, principalmente para os que se encontram numa situação de vulnerabilidade social, propondo uma metodologia lúdico-pedagógica que promova a integração escolar e social.












Laboratorio Performativo
Projeto em parceria com a Kairós e o Centro de Criações Inclusivas
As criações inclusivas têm como ponto de partida, o preconizado pela Escola Moderna que se estabeleceu em Portugal em 1966 e que tem como modelo pedagógico a participação direta dos jovens na aprendizagem.
O ponto basilar, de toda esta nova conceção, está associado à educação, inclusão e inovação pela prática artistica uma vez que, educar pela arte proporciona uma abertura de novos horizontes aos jovens, saindo de um registo escolar atual para uma nova forma de aprender.
A 9´Circos responsável pelo Laboratório Performativo encontra-se em residência artistica permanente e proporcionará uma partilha de saberes e vivências ao nível das artes circenses, teatro, dança, música e formação com os jovens, os docentes e colaboradores afetos à instituição.
